ESPAGUETE E FRANGO AO POMODORO
- Lu Guimas

- 7 de ago.
- 4 min de leitura

Você fica pensando o que vai fazer na janta? Bate aquele cansaço e você não quer gastar o pouco tempo que resta de descanso fazendo comida? Experimenta esse espaguete e frango ao pomodoro, uma receita super prática e saborosa, perfeita pra quem não tem muito tempo pra preparar uma refeição ou quer algo prático, sem sujar muitas panelas e até mesmo pra quem prefere receitas fáceis, sem muitos ingredientes e etapas.
VOCÊ PODE COMER MACARRÃO E AINDA EMAGRECER!
Perder peso se trata de déficit calórico, emagrecer não se trata de excluir seus alimentos prediletos, mas de saber quando e quanto comer. Claro que alguns alimentos excessivamente gordurosos e ultraprocessados, não devem ser escolhas frequentes em dietas de emagrecimento e de alimentação saudável. Mas esse não é o caso do macarrão. Em cerca de 100g de macarrão cozido, tem aproximadamente 140kcal, 26g de carboidrato, 4g de proteínas e menos de 1g de gordura. É uma opção completamente possível e plausível para dietas de perda de peso e hipertrofia.
Considere as suas particularidades nutricionais e objetivos. Consulte seu nutricionista.
O MACARRÃO:
Atualmente existe uma infinidade de marcas de massas em qualquer mercado, ai vem a dúvida, qual escolher? E aqui vai uma dica de ouro! Se você quer uma massa mais saborosa, escolha SEMPRE as massas mais claras e que geralmente tem resquícios de farinha. Repare que existem massas amarelas (que terão uma qualidade inferior) e massas esbranquiçadas (com qualidade superior).
O FRANGO:
Use bifes de 80 a 120g, tempere à gosto. Você pode usar só sal e pimenta, ou acrescentar mais sabor com alho e cebola em pó, assim como ervas desidratadas e páprica. Doure em panela quente com pouco azeite.
O MOLHO:
Um molho bem feito transforma as refeições do dia a dia. Muitas vezes é o que vai diferenciar uma comida sem graça, daquela comida que é uma explosão de sabores.
O pomodoro é rico em umami proveniente dos tomates, mas é necessário trabalhar bem um molho de tomate para retirar algumas notas ácidas mais agressivas e equilibrar o sabores.
Para isso considere dourar a cebola e o alho com manteiga em baixa temperatura, em seguida adicionar os tomates e continuar em baixa temperatura, essa técnica de cozimento lento (confitamento) vai transformar o sabor forte do alho e cebola, trazendo notas adocicadas pro molho. Cozinhar o molho em baixa temperatura por cerca de 60 minutos e adicionar algumas especiarias no cozimento irá aprimorar bastante o sabor, mas não se preocupe se não tiver muito tempo, 20 minutos de cozimento já são suficientes para que esse molho fique saboroso.
DICA VALIOSA PARA DIETA:
Apesar do azeite ser uma fonte de gordura saudável, ele é repleto de calorias e, obviamente, gordura. É aquela faca de dois gumes. ótima fonte de gordura saudável na sua dieta e pra sua saúde, mas você precisa usar com cautela.
Depois de muitos testes eu te conto qual é a forma mais eficaz para usar azeite (ou qualquer fonte de gordura) na hora de dourar sua carne.
Sempre que possível evite despejar o azeite diretamente na panela ou sobre a carne. A melhor forma é reservando o azeite em um pequeno recipiente e usar um pincel culinário para espalhar a gordura por toda extensão da carne. Assim você economiza dinheiro do azeite e calorias da sua dieta.

MACROS NUTRICIONAIS POR PORÇÃO INDIVIDUAL (1/4 DA RECEITA)
O PREPARO:
1.Comece aquecendo a água para cozinhar o macarrão, enquanto isso tempere o frango e deixe descansar 15-20 minutos para absorver o tempero.
2.Use sempre fogo baixo para o molho (ou fogo de isqueiro). Na mesma panela adicione manteiga, em seguida o alho e a cebola. Mexa com intervalos de 2 minutos até dourar, deixe a tampa fechada enquanto não estiver mexendo.
3.Após dourar alho e cebola, adicione todos os demais ingredientes do molho e misture bem. Feche a tampa e deixe reduzir até metade do volume ou até ter um molho espesso. Mexa para desgrudar o fundo a cada 5 minutos. Ao final experimente e corrija o sal e pimenta. No preparo de molhos, sempre use pouco sal no começo e corrija o sal a medida que cozinha o molho ou ao final do processo.
4.Leve o molho para o mixer ou liquidificador e bata até ficar homogêneo.
5.Com fogo alto e panela quente, adicione o frango já temperado e azeite. Doure os dois lados dos filés e retire da panela. Aproveite o fundo cheio de sabor de carne e use a mesma panela para acrescentar o molho já processado, juntamente com o macarrão, misture bem para incorporar e reaquecer a massa.
Sirva o macarrão com os filés já fatiados por cima, despeje parmesão ralado e mais molho por cima; finalize com ervas frescas.
INGREDIENTES:
-Macarrão:
350g de espaguete cozido de acordo com as instruções na embalagem.
-Frango:
360g de peito de frango em filés
1 e 1/2 c.s de azeite
1/2 c.s rasa de sal
1 c.c de cebola em pó
1 c.c de alho em pó
Pimenta a gosto.
-Molho
1 cebola grande picada em pedaços médios
5 dentes de alho
1 c.s de manteiga
700ml de passata de tomate
15un tomate cereja
400-800ml de água (à depender de quanto tempo irá cozinhar o molho).
1 c.s de garam massala ou 1c.c de noz-moscada em pó.
Sal e pimenta a gosto.
*Opcionais para trazer mais sabor ao molho:
1 c.s de salsa desidratada
Ramos de tomilho fresco
1c.s de mostarda de dijon ou 1c.c de mostarda anciene
1c.s de adoçante ou açúcar
Substitua 200ml de volume de água por vinho tinto seco.
-Finalização
Parmesão ralado (recomendado de 15-25g por prato), manjericão verde e roxo pra trazer mais vida pra salada, salsa ou endro.
Aproveite essa receita naquela noite em que você precisa de um jantar rápido, que não suja muita louça, saboroso, barato e que te mantém na dieta! Eu particularmente tô nesse MOOD quase toda noite 😂




Comentários